A Empresa

Fundada em 1990 pela família Giaffone, a JL é uma empresa que está sempre inovando e buscando novas conquistas no automobilismo brasileiro. Desde os seus primeiros passos, ainda no kart, até os dias de hoje, atuando em diversas categorias, a JL vem escrevendo uma história de sucesso.

Tudo começou com a fabricação de karts de competição, quando foram apresentados os primeiros karts indoor do Brasil, que mais tarde se transformariam numa verdadeira coqueluche em todo o território nacional. Depois, por conta do aumento de pilotos de kart, a JL se expandiu pelo país, nomeando representantes em diversas regiões, como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em parceria com a Birel SPA (um dos maiores fabricantes de kart do mundo), a JL se fortaleceu e entrou de vez no mercado de competição automotiva. Foram cinco anos conquistando campeonatos, nas diversas categorias do kartismo brasileiro.

No inicio de 2000, a JL passou a fabricar para a Stock Car as novas estruturas tubulares que viriam a substituir os antigos Omegas. Era o Stock car de cara nova, passando de Omega para Vectra. Essa mudança no visual atraiu um número maior de interessados em participar da categoria, e durante o ano, foram surgindo novas ideias para a temporada seguinte.

Em 2001, a categoria passou por outra grande mudança, e novamente em parceria com a JL, a Stock Car começou a usar os motores V-8, com a manutenção ficando a cargo da empresa.

A responsabilidade assumida pela JL perante a Stock Car fez com que a empresa parasse, em 2001, com a fabricação dos karts. Com isso, destinando 100% do tempo investido na produção das peças e manutenção dos motores, surgiu um nível mais elevado na qualidade de produção e acabamento das peças, além da potencialização do atendimento ao cliente.

Houve um grande investimento em máquinas e mão de obra e para que a empresa se adequasse ao tamanho das necessidades da Stock Car.

Diante desse cenário favorável, surgiu uma nova parceria, desta vez com a PPD, para que a JL começasse também a fazer a manutenção dos motores e a fabricar peças para a Fórmula Renault.

Em 2003, a JL colaborou para que houvesse uma nova fase na Stock Car Light, onde os antigos chassis do Omega foram substituídos pelo moderno chassis tubulares já em uso na Stock Car V8.

Em 2004, a empresa apresentou um novo conceito de carros de Endurance, o protótipo JL-P1. “Este protótipo desenvolvido e fabricado em nossas modernas instalações nos deu muito motivo de orgulho, pois em sua estreia marcou a pole position das Mil Milhas Brasileiras”, diz Zequinha Giaffone, diretor da JL.

Para a Stock Car surgiram novos investimentos em motores com materiais mais nobres e, dando continuidade ao processo de revolução na Stock Car Light, os antigos motores da Stock Car V8 passaram para a Light com potência reduzida em 350 cavalos.

2006 marcou o nascimento de uma nova categoria: a Stock Jr. Com um conceito inovador, o piloto inscrito recebia suporte técnico e carros preparados diretamente pela JL , ou seja, o piloto preocupava-se apenas em pilotar o carro.

Outras categorias também tiveram participação direta da JL, como o Mini Challenge, de 2010 a 2013, o Brasileiro de Marcas (manutenção de todos os motores e também fazendo o chassi das marcas Chevrolet, Toyota e Mitsubishi), Fórmula Futuro e o mais novo campeonato do automobilismo nacional, o Brasileiro de Turismo, que estreou em 2013 e consagrou Felipe Fraga como campeão – cujo sucesso no ano seguinte na Stock Car mostrou que a divisão de acesso se tornou importante escola para a categoria principal.Alem da mais nova categoria Brasileira a Mercedes-Benz Grand Challenge na qual a JL,esta fabricando peças e também fazendo a manutenção dos motores.

Todo este comprometimento com o automobilismo demonstra a qualidade técnica e a competência apresentada pela JL, uma empresa voltada em trabalhar com que há de melhor para pilotos, equipes e investidores.

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